terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Principais Formações Vegetais do Brasil


Principais formações vegetais do Brasil: Dentre as formações vegetais do Brasil, destacam as zonas: floresta Amazônica, zona dos cocais, a caatinga, os campos cerrados, a mata Atlântica, a mata das Araucárias, os pampas e os mangues.
  
 
Floresta amazônica: Localiza-se nos estados do Amazonas, do Pará, do Acre, de Rondônia, do Amapá, de Roraima e parte do Mato Grosso, de Goiás e do Maranhão. Trata-se de uma floresta pluvial tropical, como os seguintes tipos de matas: Mata dos igapós – situada em territórios alagadiças. Mata das várzeas – encontrada entre os igapós e a terra firme, é inundada durante as épocas de cheias dos rios e caracterizada por plantas como a seringueira, o cacaueiro e palmeiras diversas. Mata de terra firme – localizada nos terrenos altos e nunca inundada, contém vegetais como a castanheira do Pará, o guaraná, o caucho, o pau-rosa, cipós e epíficas. 
 
Zona dos cocais: Localiza-se entre a floresta Amazônica e a caatinga, estendendo-se pelos estados do Maranhão e do Piauí. A vegetação é constituída por coqueiros, como o babaçu, a carnaúba e o buriti. 


Caatinga:  Localiza-se nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no norte de Minas Gerais. É uma vegetação característica de clima semi árido, que apresenta chuvas escassas e irregulares e temperatura média elevada, o que representa um limitante de vida animal e vegetal. Os arbustos da caatinga possuem espinhos e perdem as folhas na época mais quente do ano. Após as chuvas, a caatinga torna-se verde e deixa de ter um aspecto desértico. Entre as cactáceas, podemos citar o mandacaru, o xique-xique e o facheiro. Existem também árvores como o juazeiro, a barriguda, a aroeira, o umbu, e a maniçoba. Além de várias bromeliáceas, como o caroá e a macambira.


Campos cerrados: Localizam-se nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão e Piauí. O clima é semi úmido tropical, com uma estação seca e outra chuvosa. Embora permeável, o solo é ácido, pobre em nutrientes minerais e tóxico, com excesso de alumínio. As raízes das plantas do cerrado são profundas, o que favorece o acesso à água disponível no solo.



Mata atlântica: Localiza-se ao longo da costa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte; constitui uma floresta pluvial, tropical com clima quente e úmido. Sua vegetação é densa, foi muito devastada desde o início da colonização do Brasil. Entre as plantas mais representativas dessa floresta, citam-se a canela, o jequitibá, o pau-brasil, o jacarandá, a peroba, o ipê, o jatobá, etc. 



Mata das araucárias: Localiza-se no sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu clima é temperado, com chuvas regulares e estações bem definidas e o verão razoavelmente quente. A vegetação é aberta, com predominância do Pinheiro do Paraná. Encontram-se, também, a canela, a imbuia e a erva-mate.



Pampas: Localizam-se no Rio Grande do Sul, constituindo campos, de chuvas regulares, com vegetação homogênea, com predominância de gramíneas. Encontram-se árvores como a unha de gato e o pau de leite. Os pampas são utilizados para cultivo de plantas diversas e para pastagens, permitindo a existência de uma pecuária desenvolvida. 


Mangues: Representam uma zona de transição entre as águas salgadas trazidas pelas marés e as formações terrestres circundantes. Seu solo é movediço com baixa aeração e alta salinidade. Os mangues abrigam plantas halófitas que se desenvolvem bem em terrenos salgados, como o mangue-vermelho. Nessa planta, verifica-se a presença de raízes-escoras, que contribuem para uma eficiente fixação ao solo. Há também plantas portadoras de pneumatóforos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário